Quantcast
Viewing latest article 1
Browse Latest Browse All 8

SP vai abrir 43,3 mil vagas temporárias

Gisele Tamamar

Depois de ficar cinco meses desempregada, Marília Torres dos Santos, de 20 anos, conseguiu um emprego temporário na loja Lacoste do Bourbon Shopping em dezembro. Passada a correria do fim de ano, ela recebeu a notícia da efetivação e recentemente foi promovida para o cargo de vendedora responsável.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Marília começoucomo temporária em dezembro, foi efetivada e recentemente, promovida (Daniel Teixeira/AE)

Marília começoucomo temporária em dezembro, foi efetivada e recentemente, promovida (Daniel Teixeira/AE)

Para muitos desempregados, o Natal é a melhor oportunidade de inserção ou retorno ao mercado de trabalho por meio das vagas temporárias. E a expectativa para 2010 é animadora: alta de pelo menos 7% no número de empregos em relação ao ano passado, que resulta em cerca de 43,3 mil vagas temporárias, no Estado de São Paulo, segundo estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).

As estatísticas mostram que três em cada dez trabalhadores temporários são efetivados. E os locais onde é possível encontrar o maior número de vagas são shoppings, lojas de departamento, varejo de rua e supermercados. O processo seletivo varia de empresa para empresa. Por isso, o candidato deve fazer um planejamento e ficar atento para a abertura das vagas.

Geralmente, as funções mais solicitadas são vendedores, fiscais de loja, empacotadores atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliares e analistas de crédito.

A maioria dos shoppings de São Paulo conta com serviços de atendimento que recebem currículos, que são consultados pelas empresas. Também vale percorrer as lojas e deixar um currículo com a gerência. E para facilitar a busca, é possível conferir as vagas no próprio site do shopping ou procurar empresas especializadas nessa contratação.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), Luís Augusto Ildefonso, as grandes lojas de varejo abrem processo seletivo a partir de outubro. Já as lojas menores iniciam as contratações em dezembro, quando as vendas começam a crescer. “Os funcionários têm um curto tempo de aprendizado e um grande volume de vendas. Quem conseguir mostrar resultado terá grandes chances de ser efetivado”, destaca Ildefonso.


Viewing latest article 1
Browse Latest Browse All 8